Lançado há cerca de 45 dias, o programa Voa Brasil tem o objetivo de oferecer passagens aéreas nacionais por até R$ 200 o trecho. Criado pelo governo federal, o projeto visa não apenas ampliar o acesso ao transporte aéreo para novos passageiros, mas também estimular o turismo nacional e aproveitar assentos ociosos na aviação brasileira. Este programa é uma excelente oportunidade para quem deseja viajar pelo país a preços reduzidos.
A primeira fase do Voa Brasil, que teve início em 24 de julho, é exclusiva para aposentados do INSS que não tenham viajado nos últimos 12 meses. Não há restrições de renda para a aquisição das passagens. Com uma meta de disponibilizar cerca de 3 milhões de bilhetes ao longo do ano, o programa já atraiu bastante atenção, com cerca de 8 mil passagens vendidas até o momento, abrangendo mais de 60 cidades. A maior concentração de vendas tem sido nas regiões Sudeste e Nordeste.
De acordo com o balanço do Ministério de Portos e Aeroportos, a plataforma Voa Brasil recebeu mais de 150 mil acessos por parte dos aposentados. As estatísticas revelam que o número de passagens compradas e acessos está muito próximo dos totais disponíveis para o público geral, refletindo a popularidade e a eficácia do programa. Além disso, Brasília tem se destacado como um dos destinos mais procurados pelos beneficiários.
Destinos Mais Procurados
Os destinos mais procurados pelos participantes do Voa Brasil são:
- Fortaleza (CE)
- São Paulo (SP)
- Manaus (AM)
- Curitiba (PR)
- Brasília (DF)
Leia mais:
Voa Brasil libera mais de 500 opções de trechos aéreos para mais de 60 cidades brasileiras
Compre passagens aéreas por R$ 200 no Voa Brasil; saiba como!
ALERTA sobre golpe envolvendo o programa Voa Brasil; CONFIRA AGORA!
Além desses, várias outras cidades também estão atraindo atenção em diferentes regiões do país:
Sul:
- Foz do Iguaçu
- Florianópolis
Sudeste:
- Rio de Janeiro (RJ)
- Belo Horizonte (BH)
Nordeste:
- Recife (PE)
- Salvador (BA)
Norte:
- Belém (PA)
- Santarém (AM)
Centro-Oeste:
- Campo Grande (MS)
- Goiânia (GO)
Esses destinos refletem a diversidade e o apelo turístico de várias regiões do Brasil, oferecendo aos aposentados a chance de explorar diferentes partes do país a preços acessíveis.
Como Funciona o Programa
Para adquirir passagens pelo Voa Brasil, os aposentados do INSS precisam ter uma conta prata ou ouro no gov.br. Através do site do governo, eles podem pesquisar e reservar os bilhetes. O sistema valida automaticamente se o interessado atende aos requisitos necessários para a compra. A antecedência da disponibilidade das passagens pode variar de acordo com o destino e a origem, além da estratégia das companhias aéreas.
A política de retorno das passagens não garante bilhetes de volta pelo programa. Portanto, o beneficiário pode precisar adquirir a passagem de retorno separadamente. Além disso, cada aposentado tem direito a dois bilhetes aéreos por ano, que podem ser utilizados de forma flexível: ida e volta, só ida ou só volta. Isso permite uma certa flexibilidade para planejar as viagens.
Imagem: Rafa Stock / shutterstock.com