A Receita Federal começou a liberar na última sexta-feira (28) o segundo lote de restituição do Imposto de Renda (IR) 2024. Ao todo, 5.755.667 contribuintes devem receber um total de R$ 8,5 bilhões. Dentre esses, 252.738 são moradores do Rio Grande do Sul (RS), que receberam prioridade devido às fortes enchentes recentes no estado.
Como consultar a sua restituição
Para verificar se a sua restituição está disponível, acesse a página da Receita e insira seu CPF, data de nascimento e o ano da declaração. Outra opção é consultar um painel que mostra os resultados de cada lote de restituição, incluindo datas de crédito e números de contemplados.
Próximas datas de pagamento
Ainda em 2024, a Receita realizará mais três pagamentos de restituição regular. Confira as datas:
- 3º lote: 31 de julho de 2024
- 4º lote: 30 de agosto de 2024
- 5º lote: 30 de setembro de 2024
Se você está aguardando a restituição, mas ainda não recebeu, veja algumas dicas para entender possíveis problemas e como resolvê-los:
Leia mais:
3° lote da restituição do Imposto de Renda será PAGO este mês; veja se vai RECEBER
Dicas para resolver problemas com a restituição
1. Verifique a prioridade do lote
Primeiro, certifique-se de que realmente chegou a sua vez de receber. Ao consultar a restituição, preste atenção na mensagem do sistema. Se aparecer “Esta declaração se encontra em Fila de Restituição aguardando a disponibilidade do crédito”, isso significa que você deve esperar os próximos lotes.
Quem recebe no segundo lote:
- 140.360 idosos acima de 80 anos
- 1.024.071 idosos entre 60 e 79 anos
- 66.287 contribuintes com deficiência ou moléstia grave
- 459.444 professores
- 3.812.767 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber via Pix
- 252.738 moradores do RS afetados pelas enchentes
2. Paciência: O pagamento pode ocorrer a qualquer hora
O pagamento pode ser feito a qualquer momento do dia. Se o dinheiro não cair na sua conta até o final da sexta-feira, é necessário investigar possíveis problemas.
3. Verifique se a declaração está na malha fina
Se a sua declaração estiver retida pela Receita, a restituição não será paga até que as pendências sejam resolvidas. Acesse o Programa Gerador de Declaração (PGD) ou a plataforma online da Receita para corrigir eventuais erros. Utilize a opção “Declaração retificadora” e forneça o número do recibo da declaração original.
4. Confirme os dados bancários
Erros nos dados bancários podem impedir o pagamento. Certifique-se de que o número do banco, agência e conta estão corretos. Se optar por receber via Pix, a chave deve ser o seu CPF. Para corrigir dados, acesse o Portal e-CAC e vá em “Consultar e Alterar Conta para Crédito de Restituição”.
5. Verifique a existência da conta bancária
Se a conta informada foi encerrada, o pagamento não será realizado, mas o valor fica disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Reagende o crédito através do Portal BB ou entre em contato com a Central de Relacionamento BB.
Caso tenha mais dúvidas, utilize os canais oficiais da Receita Federal ou do Banco do Brasil para solucionar problemas específicos. Mantenha suas informações atualizadas e acompanhe as próximas datas de pagamento para garantir que sua restituição seja processada corretamente.
Imagem: Alison Nunes Calazans / Shutterstock.com