PIS/Pasep 2024: Benefícios e novidades para os trabalhadores
A partir de 17 de junho de 2024, trabalhadores nascidos nos meses de julho e agosto poderão começar a receber os benefícios do PIS e do Pasep, importantes abonos salariais providos pelo governo federal. Esses programas têm o objetivo de beneficiar tanto trabalhadores do setor privado quanto servidores públicos com um complemento financeiro anual.
O PIS, administrado pela Caixa Econômica Federal, é destinado aos trabalhadores do setor privado. Já o Pasep, gerenciado pelo Banco do Brasil, foca nos servidores públicos e empregados de empresas públicas. Esta distribuição dos pagamentos é planejada de acordo com o mês de nascimento dos beneficiários.
Quem tem direito ao PIS/Pasep?
Para ser um dos contemplados com o abono salarial, é necessário ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias durante o ano base de 2022, com uma remuneração máxima de dois salários mínimos por mês. Beneficiários do PIS e do Pasep podem verificar os valores a serem recebidos através da Carteira de Trabalho Digital ou pelo portal do governo.
Leia mais: NÃO COMETA ESTES ERROS ao solicitar benefícios no INSS; veja quais são
Como serão pagos os abonos PIS e Pasep em 2024?
Os trabalhadores que são clientes dos bancos correspondentes ao seu tipo de abono (Caixa para PIS e Banco do Brasil para Pasep) receberão os depósitos diretamente em suas contas. Para aqueles que não possuem contas nesses bancos, será criada uma conta digital para facilitar o acesso ao benefício. Além disso, é possível realizar a transferência do valor por TED para outras contas de mesma titularidade.
Novidades para os beneficiários em 2024
Este ano traz algumas novidades importantes para os beneficiários dos abonos. Primeiramente, o calendário de pagamentos foi unificado, facilitando a organização e o planejamento financeiro dos trabalhadores. Além disso, devido a uma tragédia climática no Rio Grande do Sul, o pagamento para os moradores daquele estado foi antecipado para 15 de maio. Para o resto do país, os pagamentos seguem conforme o mês de nascimento:
- Nascidos em julho e agosto – a partir de 17 de junho
- Nascidos em setembro e outubro – a partir de 15 de julho
- Nascidos em novembro e dezembro – a partir de 15 de agosto
Dúvidas sobre o processo podem ser resolvidas pelo telefone 08007290001. Segundo estimativas do governo, cerca de 24,5 milhões de trabalhadores serão beneficiados em 2024, injetando aproximadamente R$23,9 bilhões na economia brasileira. Esses pagamentos representam um importante impulso financeiro para milhões de famílias e contribuem significativamente para o movimento econômico do país.
Imagem: Pixabay – Arte: Meu Cadastro Único