Se você é um pensionista estadual do Rio de Janeiro, atenção! O Rioprevidência divulgou nesta quarta-feira (dia 3) a lista dos pensionistas que não realizaram o recenseamento obrigatório 2023/2024 dentro do prazo. Se o seu aniversário foi em maio ou no mês seguinte e você não realizou o recenseamento, seu pagamento será suspenso na folha de junho.
Como regularizar seu pagamento?
Para reativar seu pagamento, é necessário agendar o recenseamento em um dos postos ou agências do Rioprevidência. O agendamento pode ser feito pelo site Rioprevidência ou pelos telefones 0800-285-8191 (fixo) e (21) 3850-3350 (fixo ou celular).
No dia e horário marcados, leve os seguintes documentos:
- RG
- CPF
- Comprovante de residência
- Título eleitoral
Após a regularização, o pagamento será retomado no mês seguinte.
Leia mais:
Pente-fino do INSS: você pode PERDER SEU BENEFÍCIO
INSS LIBERA aposentadoria para donas de casa; saiba como CONSEGUIR
Atenção aos faltosos dos próximos meses
O recenseamento obrigatório começou em novembro do ano passado. Até junho, 27 mil dos 52 mil pensionistas que deveriam se recadastrar já realizaram o procedimento, mas 25 mil ainda precisam regularizar a situação. Incluem-se nesse grupo os aniversariantes de novembro que ainda não se recadastraram.
Mesmo que seu benefício ainda não esteja em risco de corte imediato, é crucial regularizar sua situação cadastral o quanto antes para evitar problemas futuros.
Pensionistas militares e outras informações
O Rioprevidência ressalta que pensionistas militares só precisam fazer o recenseamento se estiverem associados ao órgão, ou seja, cujos instituidores da pensão faleceram até 31/12/2021.
Para mais detalhes, incluindo informações para pensionistas acamados, com dificuldades de locomoção ou que residem fora do Rio de Janeiro e no exterior, acesse Rioprevidência.
Não deixe para a última hora! Regularize seu recenseamento e evite a suspensão do seu benefício.