O Governo Federal deu início, nesta segunda-feira (31/03), à Formação Continuada sobre a Política de Educação Integral em Tempo Integral. O programa, que integra a iniciativa Escola em Tempo Integral, tem como objetivo capacitar profissionais da educação para implementar e desenvolver a educação em tempo integral em escolas de todo o Brasil. O curso é uma importante estratégia do Ministério da Educação (MEC) para ampliar e consolidar a política educacional de tempo integral nas escolas públicas, de forma a melhorar a qualidade da educação no país.
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O que é a formação continuada sobre educação integral em tempo integral?
A Formação Continuada sobre Educação Integral em Tempo Integral visa proporcionar aos profissionais da educação uma capacitação específica para que possam aplicar a política de educação integral, ou seja, oferecer um currículo diversificado e enriquecido aos alunos durante um período mais longo, com atividades que envolvem educação acadêmica, esportiva, cultural e social.
O curso será realizado em formato híbrido, com aulas a distância e encontros presenciais. Ao longo de sua execução, a formação abordará conceitos, práticas e estratégias para aplicar a educação em tempo integral, preparando os educadores para lidar com os desafios dessa modalidade de ensino.
Como será a formação?
A formação está dividida em módulos que serão oferecidos a partir de 31 de março, com início nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Para as demais regiões, o Módulo 1 começará em 7 de abril. De acordo com o cronograma, mais de 14 mil profissionais já se inscreveram para o curso, e as vagas ainda estão abertas em alguns estados.
Estrutura do curso
A formação será ministrada por universidades federais que são parceiras do MEC no programa. Entre elas estão a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Federal da Bahia (UFBA), entre outras. As aulas a distância serão complementadas por encontros síncronos e, ao menos, dois encontros presenciais por estado, o que permitirá uma interação mais direta entre os cursistas e os facilitadores do curso.
Inscrições e vagas disponíveis
Até a segunda-feira (31/03), mais de 14 mil pessoas já tinham se inscrito para a formação, e as inscrições continuam abertas em diversos estados. Secretários de Educação, diretores de escolas e equipes técnicas podem se inscrever por meio de um formulário disponibilizado pelas secretarias estaduais de educação.
Se você deseja participar e ainda não fez sua inscrição, é importante se apressar, pois as vagas são limitadas. Para mais informações sobre o processo de inscrição, os interessados podem entrar em contato com as universidades coordenadoras ou com o e-mail oficial da formação: [email protected].
Cronograma de encontros presenciais
A formação inclui encontros presenciais que ocorrerão de acordo com o cronograma abaixo. Esses encontros têm como objetivo fortalecer o aprendizado dos cursistas e garantir que o conteúdo seja absorvido de maneira eficaz. Os primeiros encontros presenciais serão realizados nos seguintes estados:
Data | Estado |
---|---|
26/05 | Acre (AC) |
23/05 | Alagoas (AL) |
22/05 | Amapá (AP) |
29/05 | Amazonas (AM) |
28/04 | Bahia (BA) – Salvador |
05/05 | Bahia (BA) – Vitória da Conquista |
25/04 | Ceará (CE) |
22/05 | Espírito Santo (ES) |
16/05 | Goiás (GO) |
22/05-23/05 | Maranhão (MA) |
06/05 | Mato Grosso (MT) |
25/04 | Mato Grosso do Sul (MS) |
22/05 | Minas Gerais (MG) |
22/05 | Pará (PA) – Altamira, Marabá, Santarém |
15/05 | Pará (PA) – Belém |
09/05 | Paraíba (PB) |
07/05 | Paraná (PR) |
07/05 | Pernambuco (PE) |
09/05 | Piauí (PI) |
20/05 | Rio de Janeiro (RJ) |
14/05 | Rio Grande do Norte (RN) |
06/05 | Rio Grande do Sul (RS) |
29/05 | Rondônia (RO) |
15/05 | Roraima (RR) |
16/04 | Santa Catarina (SC) |
23/05 | São Paulo (SP) |
29/04 | Sergipe (SE) |
29/05 | Tocantins (TO) |
Impactos da educação integral no Brasil
A implementação da Escola em Tempo Integral é uma das principais estratégias do Governo Federal para melhorar a qualidade da educação básica no país. A educação integral visa proporcionar um ambiente mais completo e enriquecido para os alunos, com atividades que envolvem não apenas o aprendizado acadêmico, mas também o desenvolvimento social, cultural e esportivo dos estudantes.
A Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 estabelece como uma das prioridades a expansão das matrículas em tempo integral, com a meta de que pelo menos 50% dos alunos da educação básica estejam matriculados em escolas de tempo integral até 2024.
Considerações finais
A Formação Continuada sobre a Política de Educação Integral em Tempo Integral é uma iniciativa estratégica do Governo Federal para garantir a implementação eficaz dessa política educacional em todo o país. Com o apoio das universidades federais e a participação ativa de secretários, diretores e educadores, espera-se que o programa contribua significativamente para o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação, promovendo uma educação mais completa e de melhor qualidade para os estudantes brasileiros.
Se você ainda não se inscreveu, aproveite as vagas disponíveis e participe desta importante formação que trará benefícios a toda a comunidade educacional.