O governo anunciou a liberação da consulta ao quinto lote de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa FÃsica (IRPF) referente ao ano-base de 2023. Com o depósito programado para o dia 30 de setembro, um total de R$ 1 bilhão será destinado a 511.025 contribuintes. Essa iniciativa é parte de um esforço contÃnuo para assegurar que os cidadãos tenham acesso à s restituições de forma eficiente e rápida.
Além disso, é importante que os contribuintes verifiquem se têm direito a receber a restituição. Para isso, devem acessar o site da Receita Federal e seguir as instruções adequadas. Este lote também inclui restituições residuais de anos anteriores, o que amplia a possibilidade de retorno financeiro para os contribuintes.
Quem será contemplado?
Neste quinto lote, a Receita Federal classificou os contribuintes em diferentes grupos. Entre os beneficiários, destacam-se aqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida ou que optaram pelo recebimento via Pix, somando 201.381 contribuintes. Ademais, 106.289 contribuintes não prioritários também serão contemplados, assim como pessoas entre 60 e 79 anos e aquelas cujas principais fontes de renda estão ligadas ao magistério.
Outros grupos priorizados incluem 86.570 contribuintes devido a situações de calamidade no Rio Grande do Sul e 11.188 contribuintes com mais de 80 anos. A inclusão de pessoas com deficiências ou doenças graves, totalizando 6.731 contribuintes, reflete a preocupação da Receita em atender aos mais vulneráveis.
Leia mais:
Como contestar o valor recebido na restituição do Imposto de Renda?
Isenção no Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil cancelada? Entenda
Data de pagamento da restituição
- 1º lote: 31 de maio (pago)
- 2º lote: 28 de junho (pago)
- 3º lote: 31 de julho (pago)
- 4º lote: 30 de agosto (pago)
- 5º lote: 30 de setembro
- 1º Lote Residual: 31 de outubro
- 2º Lote Residual: 29 de novembro
- 3º Lote Residual: 31 de dezembro
- 4º Lote Residual: 31 de janeiro de 2025
- 5º Lote Residual: 28 de fevereiro de 2025
A tabela de pagamento da restituição do IRPF 2024 é organizada em lotes. O primeiro lote já foi pago em 31 de maio, seguido pelos demais em 28 de junho, 31 de julho e 30 de agosto. O quinto lote, com pagamento marcado para 30 de setembro, segue com outros lotes residuais programados até fevereiro de 2025.
Os valores da restituição são depositados diretamente na conta bancária indicada pelo contribuinte, facilitando o acesso aos recursos. Caso o crédito não seja realizado, os valores ficam disponÃveis para resgate por um ano no Banco do Brasil, permitindo que o contribuinte reative o processo de recebimento.
Imagem: Africa Studio e Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com