O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é uma importante assistência financeira destinada a idosos e pessoas com deficiência. No entanto, muitos beneficiários estão enfrentando bloqueios em seus pagamentos devido à falta de inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) ou à não atualização das informações cadastrais nos últimos 48 meses. Para evitar problemas e garantir a continuidade do recebimento do benefício, é essencial que os segurados regularizem sua situação.
Recentemente, o Ministério de Desenvolvimento Social divulgou que, dos 505 mil beneficiários que precisam comparecer ao Centro de Referência e Assistência Social (Cras), apenas 200 mil se inscreveram ou atualizaram suas informações no CadÚnico. Isso significa que 305 mil pessoas ainda precisam regularizar sua situação. A falta de atualização pode resultar no bloqueio do BPC, por isso, é fundamental que os beneficiários fiquem atentos e tomem as medidas necessárias.
Além disso, muitos beneficiários que não atualizaram suas informações também estão sendo notificados. De um total de 640.686 notificações, apenas 71.237 beneficiários tomaram ciência. O restante pode enfrentar o bloqueio do BPC, caso não compareçam ao Cras e atualizem suas informações.
Passos para Regularização do BPC
Os beneficiários que tiveram o pagamento do BPC bloqueado devem seguir alguns passos para regularizar a situação:
- Comparecer ao Cras: É necessário ir ao Centro de Referência e Assistência Social da sua região e apresentar a documentação pessoal para atualização no CadÚnico.
- Consultar o Status: Para verificar se precisa fazer a inscrição ou a atualização cadastral, o beneficiário pode usar o aplicativo Meu INSS, inserindo seu CPF.
- Tempo de Regularização: Após a atualização, o BPC pode ser desbloqueado em até 72 horas. Contudo, é crucial que a regularização ocorra dentro dos prazos estabelecidos (45 a 90 dias, dependendo da região).
O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, ressalta que as atualizações cadastrais devem ser feitas a cada dois anos, conforme determina a lei. Os beneficiários não precisam esperar pela notificação; é aconselhável que se dirijam ao Cras assim que possível.
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Informações Importantes e Alertas
É fundamental que os beneficiários fiquem atentos a algumas informações relevantes:
- O cadastramento e a atualização dos dados devem ser feitos no Cras; não é necessário ir ao INSS após a atualização.
- O INSS não está realizando reavaliações de deficiência, apenas a atualização cadastral.
- O instituto não solicitará dados pessoais ou biometria facial durante esse processo.
- Os beneficiários devem apresentar os documentos pessoalmente no Cras; não é permitido que terceiros façam isso em nome deles.
- Mensalmente, o INSS fará cruzamento de informações para garantir que os critérios de renda familiar estão sendo atendidos.
Em casos de dúvidas, o INSS disponibiliza uma cartilha informativa sobre o processo de revisão e atualização do BPC. Para mais informações, os beneficiários podem acessar o site ou aplicativo Meu INSS.
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