A revisão de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está em andamento, com foco na verificação do auxílio-doença, agora chamado de benefício por incapacidade temporária. O processo do INSS já resultou no cancelamento de 45 mil benefícios, representando 45% das análises realizadas até agora. O governo planeja analisar ainda mais benefícios ao longo do ano.
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, informou que a revisão dos benefícios começou há cerca de 40 dias e já avaliou cem mil pagamentos. A meta é revisar 800 mil benefícios até o final de 2024 e atingir um milhão em 2025. O objetivo principal é identificar e cancelar pagamentos indevidos, visando uma economia de R$ 3 bilhões neste ano. Siga na leitura para saber mais!
Principais motivos para cancelamento no INSS
Os principais motivos para o cancelamento dos benefícios incluem:
- Recuperação da Capacidade de Trabalho: Beneficiários que se recuperaram da incapacidade, mas continuaram a receber o auxílio.
- Omissão de Informações: Beneficiários que conseguiram emprego e não comunicaram a mudança para manter o benefício.
O ministro destacou que, quando um beneficiário se recupera, o auxílio-doença pelo INSS é suspenso imediatamente. A revisão também está focada no auxílio-doença por invalidez, mas o índice de irregularidades nesse caso é considerado baixo.
A revisão dos benefícios visa abrir espaço no orçamento federal para gastos discricionários dos ministérios e atender às exigências do novo arcabouço fiscal, além de tentar eliminar o déficit das contas do governo neste ano.
Leia mais:
INSS volta a liberar pagamentos segunda-feira (26); confira que dia vai receber
Você pode ter direito a aposentadoria antecipada pelo INSS; confira!
Procedimentos para beneficiários do INSS
Beneficiários que precisam prorrogar o benefício por incapacidade temporária no INSS devem comparecer a uma perícia médica presencial. Para isso, devem levar documentação médica atualizada. O processo de revisão envolve:
- Análise de Benefícios: Foco em benefícios com mais de dois anos de concessão e outros assistenciais.
- Checagem de Dados: Benefícios com indícios de irregularidade serão convocados para revisão.
- Documentação Necessária: Identidade, CPF, laudos médicos, e receitas de medicação contínua.
Beneficiários convocados pelo INSS têm 30 dias para apresentar a documentação solicitada. O agendamento da perícia médica pode ser feito pelo site ou aplicativo Meu INSS ou pela central de atendimento 135.
Considerações finais
A revisão de benefícios pelo INSS é uma medida importante para garantir a correta aplicação dos recursos e a justiça na concessão de auxílios. Beneficiários devem estar atentos às convocações e manter sua documentação atualizada para evitar o cancelamento dos benefícios.
Imagem: Rafastockbr / Shutterstock.com