A partir da zero hora desta quinta-feira (7), motoristas que trafegam pela BR-163, em Mato Grosso, poderão perceber uma diminuição nas tarifas de pedágio. A redução foi autorizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com um impacto positivo no bolso de quem percorre as rodovias da região.
Abaixo, explicamos o que muda, por que a tarifa foi alterada e o que os motoristas precisam saber para não serem pegos de surpresa.
O que mudou nas tarifas de pedágio da BR-163?
A partir da revisão tarifária anual, os preços das tarifas de pedágio na BR-163 foram ajustados, resultando em uma redução média de 4,86% no valor por 100 quilômetros. Essa redução, na prática, reflete uma queda de aproximadamente R$ 0,30 a R$ 0,40 por cabine, dependendo do ponto de cobrança. Isso significa que, para a maioria dos motoristas, o custo do pedágio vai cair entre R$ 5 e R$ 9, conforme a praça de pedágio em que o veículo passar.
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Por que a redução aconteceu?
A ANTT, que é responsável por regular e fiscalizar as concessões de rodovias no Brasil, justificou a revisão tarifária como parte de um ajuste necessário no cronograma de obras da BR-163, especialmente no que diz respeito à duplicação da rodovia. A duplicação é uma das principais demandas da BR-163, já que a estrada é um dos principais eixos de transporte do Centro-Oeste para o Norte do país, essencial para escoamento da produção agrícola e transporte de mercadorias.
Com o novo cronograma, o prazo para reinício das obras foi ajustado, e a concessionária que administra o trecho (Rota do Oeste) se comprometeu a seguir com a duplicação da estrada. Esse compromisso, aliado a outros fatores econômicos, resultou na redução das tarifas, como uma forma de aliviar os custos para os motoristas enquanto as obras não avançam tão rapidamente quanto o esperado.
Detalhes das novas tarifas por praça de pedágio
As tarifas variam de praça para praça, dependendo da localização e do tipo de veículo. A seguir, confira os novos valores por praça de pedágio para carros e motos:
Tabela de tarifas de pedágio atualizada
Praça de Pedágio | Carro (R$) | Moto (R$) |
---|---|---|
Itiquira | 6,00 | 3,00 |
Rondonópolis | 6,70 | 3,30 |
Campo Verde | 5,50 | 2,75 |
Santo Antônio de Leverger | 5,50 | 2,75 |
Jangada | 7,20 | 3,60 |
Diamantino | 6,10 | 3,00 |
Nova Mutum | 5,00 | 2,50 |
Lucas do Rio Verde | 6,40 | 3,20 |
Sorriso | 9,00 | 4,50 |
Esses valores são válidos para os veículos que transitam nas cabines de pedágio, sendo que a tarifa para motocicletas é sempre menor, como se pode observar na tabela.
Como a redução impacta os motoristas?
A redução nas tarifas tem um efeito direto no orçamento de quem utiliza a rodovia com frequência. Para os motoristas que percorrem grandes distâncias, como caminhoneiros e motoristas de transporte de carga, o impacto positivo é ainda mais significativo, já que o custo do pedágio pode representar uma parte importante das despesas diárias.
Por exemplo, um caminhoneiro que percorre 1.000 km na BR-163, que passa por várias praças de pedágio, sentirá uma diferença de cerca de R$ 30 a R$ 40 no custo total da viagem, dependendo de quantos pedágios ele passar e dos valores praticados em cada praça.
Reflexos no transporte de carga
A BR-163 é uma das principais rodovias para o transporte de grãos, principalmente soja e milho, do Centro-Oeste até o Porto de Miritituba, no Pará. Com a redução nas tarifas de pedágio, o custo do transporte de mercadorias tende a ser mais baixo, o que pode beneficiar os produtores rurais e as empresas de logística que operam na região.
O que está por trás da revisão tarifária?
A revisão tarifária é um procedimento regular que ocorre anualmente, com base em diversos fatores, como os custos de operação e manutenção da rodovia, o progresso das obras de infraestrutura e a previsão de investimentos para melhoria do serviço. No caso da BR-163, o cronograma de obras de duplicação foi um dos principais pontos que influenciaram essa revisão.
Com as obras da duplicação sendo adiadas em algumas áreas, a ANTT percebeu que, ao ajustar o valor das tarifas, seria possível proporcionar alívio financeiro para os motoristas sem comprometer a qualidade do serviço prestado pela concessionária. O valor do pedágio é uma forma de financiamento da operação e das obras, mas a ANTT tem buscado garantir que os motoristas não sejam sobrecarregados com tarifas excessivas enquanto as obras não avançam conforme o esperado.
O futuro das obras na BR-163
A duplicação da BR-163, que é uma das principais promessas para a melhoria da infraestrutura da rodovia, segue em andamento, mas com prazos revistos. As obras de duplicação são essenciais para melhorar a segurança e a fluidez do trânsito, além de reduzir os custos de transporte a longo prazo.
Apesar da redução nas tarifas, é importante ressaltar que a ANTT e a concessionária ainda mantêm o compromisso de concluir a duplicação, o que deve gerar um impacto significativo na qualidade da rodovia e no custo do transporte nos próximos anos.
O que esperar para o futuro?
Se, por um lado, a redução das tarifas oferece um alívio para os motoristas, por outro, o trabalho de duplicação da estrada deve continuar a ser uma prioridade para o governo e para a concessionária. A expectativa é que, em alguns anos, a BR-163 esteja completamente duplicada, o que deve diminuir o risco de acidentes e agilizar o transporte de mercadorias em um dos corredores mais importantes do Brasil.
Considerações finais
A revisão tarifária na BR-163, com a redução das tarifas de pedágio, é uma boa notícia para motoristas, especialmente para aqueles que utilizam a rodovia com frequência. Essa medida traz um alívio no custo de viagem, sem comprometer a continuidade das obras de duplicação da estrada. Além disso, ela reflete o esforço da ANTT e das concessionárias em equilibrar os custos operacionais com a necessidade de investimentos em infraestrutura.
A expectativa é que, com o passar do tempo, a duplicação da BR-163 se complete, tornando a estrada mais segura, rápida e econômica para todos que dependem dela. Por enquanto, os motoristas podem celebrar a redução nas tarifas e continuar acompanhando as novidades sobre as obras e outros ajustes nas rodovias de Mato Grosso.