É comum encontrar problemas após o pagamento de uma dívida registrada na Serasa, especialmente se o valor quitado ainda consta como pendente. Veja o que fazer se isso acontecer e como solucionar a questão.
O Serasa Limpa Nome é uma plataforma online que facilita a negociação de dívidas entre consumidores e empresas, incluindo bancos e varejistas. Através desta plataforma, os acordos podem ser pagos via boleto, Pix ou cartão de crédito. Quando um pagamento é realizado, a baixa na Serasa deve ocorrer dentro de um prazo estipulado pela empresa credora. Veja como resolver caso sua dívida não seja baixada!
Passos para resolver a situação
1. Aguarde o Prazo de Cinco Dias Úteis
Após o pagamento da dívida, a empresa credora tem um prazo de até cinco dias úteis para registrar o pagamento e atualizar o status na plataforma da Serasa. Se você pagou recentemente, aguarde esse prazo para a atualização.
2. Entre em Contato com a Empresa Credora
Se já passou o prazo de cinco dias úteis e a dívida ainda aparece como pendente, entre em contato diretamente com a empresa credora. Solicite a atualização do status da dívida e a retirada do CPF do cadastro de inadimplentes.
3. Verifique a Atualização no Site
Após ter contatado a empresa credora, acesse o site da Serasa para conferir a atualização do status da dívida. Se a situação ainda não estiver resolvida, abra uma solicitação através do link http://serasa.me/ajudaserasalimpanome. Escolha a opção “Paguei o acordo e não atualizou no site”, preencha o formulário com seus dados e anexe o comprovante de pagamento, além de um print da tela mostrando o status do acordo.
4. Envie uma Carta para a Serasa
Caso a negativação não seja removida após os passos anteriores, envie uma carta à Serasa com as seguintes informações:
- Dados Pessoais: Data, nome completo, endereço, telefone e e-mail.
- Solicitação de Baixa: Descrição da dívida (empresa, valor, data) e detalhes da situação.
- Declaração: Afirme que você é responsável pelas informações fornecidas.
- Assinatura: Assine conforme seu documento de identificação.
- Cópia Autenticada: Documento de identificação com foto (passaporte, carteira de habilitação, RG).
- Comprovante de Pagamento: Cópia do comprovante de pagamento da dívida.
Imagem: fizkes/shutterstock