Na última segunda-feira (1º), a Receita Federal e a Marinha do Brasil, por meio do Corpo de Fuzileiros Navais, formalizaram um acordo de cooperação destinado a promover a inclusão digital de crianças de escolas públicas municipais. A cerimônia de assinatura ocorreu na Escola Municipal Amadeu Rocha, localizada na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, marcando o início de uma iniciativa significativa para comunidades carentes da região.
O principal objetivo do acordo é proporcionar novas oportunidades educacionais por meio da instalação de salas de informática equipadas com computadores. Estas máquinas, inicialmente destinadas a captar irregularmente sinais de televisão por assinatura, foram apreendidas em operações de fiscalização da Receita Federal.
Inclusão digital
Após um processo de transformação realizado pelo Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais, esses aparelhos foram convertidos em computadores de baixo custo, capazes de suportar atividades como edição de texto, planilhas, leitura de PDFs e navegação na internet.
A entrega da primeira Sala de Informática na Escola Municipal Amadeu Rocha, com seus 20 computadores funcionais, simboliza um passo crucial rumo à democratização do acesso à tecnologia. Este projeto não apenas reutiliza mercadorias apreendidas de forma sustentável, mas também amplia os recursos instrucionais disponíveis nas escolas participantes, promovendo um ambiente propício ao aprendizado digital.
Entregas em duas instituições
Além da Escola Municipal Amadeu Rocha, estão programadas entregas semelhantes para outras duas instituições: a Escola Municipal Jornalista Orlando Dantas, também na Ilha do Governador, no dia 3 de julho, e a Escola Municipal Sargento João Délio, em Duque de Caxias, no dia 4 de julho.
Essas iniciativas demonstram o compromisso conjunto da Receita Federal da 7ª Região Fiscal (RJ/ES) e do Corpo de Fuzileiros Navais em utilizar recursos apreendidos para beneficiar diretamente a educação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
O acordo não apenas destaca a importância da cooperação interinstitucional para promover a inclusão digital, mas também evidencia o potencial transformador da tecnologia quando utilizada de maneira responsável e estratégica na educação pública brasileira.
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