O Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro (Rioprevidência) convocou aproximadamente seis mil pensionistas com aniversário em setembro para participar do Recenseamento Obrigatório 2023/2024. O processo é presencial e deve ser realizado em uma das agências ou postos da autarquia ao longo de setembro. Para participar, é necessário agendamento prévio.
Agendamento do Recenseamento
O agendamento pode ser feito pelo site oficial da Rioprevidência ou por telefone, nos números:
- 0800-285-8191 (para chamadas de telefone fixo)
- (21) 3850-3350 (para ligações de fixo ou celular)
Após agendar, o beneficiário deve comparecer na data e local definidos com documentos como identidade (RG), CPF, comprovante de residência e título de eleitor.
Leia mais:
BPC: Prazo para regularizar o cadastro termina nesta semana
Meu INSS: Veja como atualizar o cadastro e evite atrasos na concessão de benefícios
Como consultar o status do seu cadastro no CadÚnico
Consequências da Não Comparecimento
Pensionistas que não comparecerem ao recenseamento terão seus pagamentos suspensos até regularizarem sua situação cadastral. A lista dos pensionistas que não compareceram será publicada periodicamente no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro e no site do Rioprevidência, com a suspensão dos pagamentos ocorrendo nas folhas subsequentes à publicação.
Iniciado em novembro de 2023, o recenseamento obrigatório para pensionistas se estenderá até o final de 2024, ocorrendo sempre no mês de aniversário do segurado. O objetivo é garantir a atualização cadastral e permitir a auditoria periódica da folha de pagamentos. Para pensionistas militares, o censo é obrigatório apenas para aqueles associados ao Rioprevidência cujos instituidores da pensão faleceram até 31 de dezembro de 2021.
Informações Adicionais
A Rioprevidência alerta que o recenseamento não é realizado por meio de aplicativos, e-mails, chamadas de vídeo, mensagens de texto ou ligações telefônicas. Os pensionistas devem utilizar apenas os canais oficiais de comunicação para agendamento e realização do censo.
Para pensionistas impossibilitados de locomoção ou que residem fora do Rio de Janeiro, devem consultar as regras específicas no site do Rioprevidência.
Imagem: mimagephotography / Envato